top of page
270_3.jpg

Estação Quintal na Vila - Alpiarça - Santarém

O prazer em viver a natureza, preocupações ambientais e o gosto pela fotografia têm-me levado a passar algum tempo nos campos e charnecas de Alpiarça, atividade que partilho com alguns amigos.

Alpiarça situa-se no distrito de Santarém, na fronteira da Lezíria do Tejo, onde é praticada uma agricultura intensiva, com a charneca ribatejana ocupada, nesta zona, pelo montado e pelo eucaliptal.

 

A Estação situa-se no centro de Alpiarça, num pequeno quintal com laranjeiras, flores e sebes de arbustos.

 

A Estação utiliza uma armadilha construída com um balde equipado de uma lâmpada ultravioleta de 20 W. Realizam-se duas sessões por mês, a protocolar entre os dias 5 e 15 e uma adicional na lua nova.

alpiarça.jpg
alpiarça 1.jpg

Heliothis incarnata

A vontade de integrar o projeto surge depois de assistir ao Webinar REBN, promovido pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo. Ao participar nesta rede posso dar o meu modesto contributo para um estudo científico de grande interesse (REBN), bem como conhecer melhor a biodiversidade do concelho. Organizo os registos numa base de dados “caseira” e publico-os no grupo do facebook “Grupo de Amigos da Natureza de Alpiarça”.

https://www.facebook.com/groups/1198519677229385

Responsável: Joaquim Nascimento

Bandeira.png
bottom of page