top of page
270_3.jpg

Estação da Perna da Negra - Monchique

PN1.jpg

Situada no extremo norte do Algarve, na Serra de Monchique, junto à ribeira da Perna da Negra, esta Estação está num local muito afastado de qualquer azáfama citadina.

A Serra de Monchique é uma barreira natural aos ventos frios do Norte, gerando assim um microclima subtropical, com invernos amenos e verões suaves. A presença simultânea de topos de considerável altitude, de vales com significativo grau de encaixamento, com as inúmeras linhas de água e a profusão de nascentes naturais, proporciona a existência de uma vegetação rica. As adelfeiras (Rhododendron ponticum), os azevinhos (Ilex aquifolium), os medronheiros (Arbutus unedo), diversos tipos de giestas, de tojos e de urzes, constituem o pano de fundo da vegetação original que permanece com exuberância, quando não dizimados pelos fogos florestais. Os castanheiros e os sobreiros, outrora também abundantes, estão a desaparecer, expulsos pela rentabilidade dos eucaliptos. 

o1.jpg

Smerinthus ocellata

A participação neste projeto tem proporcionado uma descoberta constante de muitas espécies de borboletas noturnas, que nos rodeavam, mas que estávamos completamente alheados da sua presença.

Responsáveis: César Matias e Ricardo Martins

Bandeira.png
bottom of page