top of page
270_3.jpg

Estação Bonaparte 2 - Setúbal

A Estação Bonaparte 2 fica na mesma propriedade que a Estação Quinta do Bonaparte, no extremo norte da arriba fóssil da Caparica (concelho de Almada), embora num outro local, com características bem diferentes.  A armadilhagem é feita numa ampla varanda voltada a norte, sobranceira a um campo inculto rodeado de pinheiros-mansos e oliveiras, entre outras espécies arbóreas e arbustivas. Em volta há uma grande variedade de outras utilizações, desde zonas jardinadas e pomares de fruteiras até sebes e matos razoavelmente bem estruturados. 

b2.jpg
b2_1.jpg

A armadilhagem propriamente dita é feita com uma armadilha de balde e funil, com luz led UV+azul+verde de 28 W. A unidade é feita a partir de duas fitas de 60 leds de 12 V, alimentadas em paralelo por um pequeno transformador de corrente. É igualmente possível operá-la com uma bateria, acumulador, ou até com um vulgar “power bank” (com um adaptador para converter a voltagem, claro). De futuro pretendo fazer um ensaio comparativo da eficácia de várias combinações de luz UV com outros comprimentos de onda, para “afinar” o mais adequado. 

O número e variedade de borboletas atraídas é surpreendentemente superior ao que aparece na outra estação, embora haja uma grande sobreposição das espécies atraídas. 

Responsável: José L. Fabião

Bandeira.png
bottom of page