top of page
270_3.jpg

Estação AEBenfica - Lisboa

A menos que estejamos dispostos a encorajar os nossos jovens a se reconectar e apreciar o mundo natural, não podemos esperar que ajudem a protegê-lo e cuidar dele.

David Suzuki

3.jpg
6.jpg

De há uns anos para cá que os alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica, em Benfica, Lisboa, são levados a observar e a estudar a Biodiversidade na Escola. Conheçam para Preservar, é o nosso lema!

A implementação da Estação AEBenfica surgiu da necessidade de complementar, com as espécies de borboletas noturnas, o inventário da Biodiversidade no espaço escolar.

A escola possui um espaço exterior muito grande, com algumas árvores e matos, horta, jardim micológico, cascata artificial com lagos, e fica muito próxima do Parque Florestal de Monsanto.

A professora Maria Emília Martins tomou conhecimento do Projeto Rede de Estações de Borboletas Nocturnas 2021 no grupo LEPIDOPTERA (Borboletas) em Portugal, do Facebook, e aderiu.

Depois de muita pesquisa e dicas fornecidas por Helder Cardoso, lá se construiu uma armadilha luminosa do tipo Skinner (má escolha, pois deixa fugir algumas borboletas durante a noite), com a ajuda preciosa do professor Luís Ferreira.

No mês de maio, quando permitido pelo abrandar da pandemia, fizeram-se três sessões noturnas de captura para alunos, pais e professores. Estas sessões foram complementadas com uma exposição de cartazes com informações sobre as borboletas noturnas capturadas e observadas na escola.

Duas das borboletas capturadas (Hoplodrina ambigua e Endotricha flammealis) deixaram-nos ovos, o que permitiu a observação do desenvolvimento dos ovos e das larvas (ainda a decorrer). Todas as observações realizadas são adicionadas em https://www.biodiversity4all.org/projects/borboletas-nocturnas-no-aebenfica

 

A continuar, sem dúvidas, no próximo ano letivo!

Responsável: Maria Emília Fernandes Luís Martins 

Bandeira.png
bottom of page