Estação Chamboeira - Bucelas - Lisboa
A Estação da Chamboeira surgiu da minha vontade em aprender mais com e para a natureza.
Sou Engª Florestal, vivo na freguesia de Bucelas, numa área rural rodeada de matas de pinhal manso e bravo, com quercíneas e medronheiros dispersos. Os arbustos mediterrânicos são abundantes. Graças à pandemia, reparei na biodiversidade que tenho em casa e comecei a registar observações no iNaturalist. “Descobri" os insectos, e os lepidópteros contam com 28% das minhas observações.
Orthosia gothica (Linnaeus, 1758)
Peridea anceps (Goeze, 1781)
No início de um ano em que decidi dedicar mais tempo à natureza, assisti ao webinar da REBN promovido pelo ICNF. Aderi imediatamente ao projecto, pois queria começar a sistematizar os meus conhecimentos do mundo natural e nada melhor do que por uma ordem que desconhecia e que posso estudar “à porta de casa”, e além disso poder contribuir para a ciência.
Construí uma armadilha Skinner com uma lâmpada actínica de 20 W, que coloquei no jardim, junto de algumas árvores de fruto e plantas ornamentais. Desde Janeiro, registei 190 de indivíduos de 55 espécies em 6 sessões. Tem sido um caminho surpreendente de descoberta e aprendizagem.
Responsável: Joana Mendes Godinho