top of page
270_3.jpg

Estação Monte Bom - Torres Vedras

A Estação Monte Bom iniciou as amostragens no âmbito da Rede de Estações de Borboletas Noturnas em dezembro de 2021, após termos obtido conhecimento acerca da mesma, aquando da colaboração com o Helder Cardoso numa amostragem por si levada a cabo, na Reserva Natural das Berlengas.

A Estação localiza-se na pequena povoação de Maceira em Torres Vedras, inserida num terreno agrícola e ajardinado, no qual é praticado uma agricultura de subsistência. O habitat caracteriza-se por matos baixos dominados por Quercus coccifera, Abrutus unedo e Cistus sp..

Ophiusa_edited.png
Estação Monte Bom.jpg

A armadilha utilizada constitui-se como uma funnel bucket trap de construção artesanal, na qual se encontra acoplada uma lâmpada mista de 160 W, sendo que após ano e meio de sessões, o número de espécies registadas ronda as 150, tendo a primeira sessão resultado no primeiro registo da espécie Agrochola haematidea para a Estremadura.

Atualmente as sessões de amostragem constituem um ritual de família, das quais os miúdos e graúdos retiram satisfação, partilhando a esperança de que a cada sessão algo novo poderá surgir.

bottom of page