top of page
270_3.jpg

Estação Mogadouro - Mogadouro

EM-2.jpg

Foi no III Encontro de Censos de Borboletas de Portugal que tomei conhecimento do projeto da Rede de Estações de Borboletas Noturnas e me apercebi que também poderia contribuir para o conhecimento das borboletas noturnas. A apresentação que o Helder Cardoso fez do projeto entusiasmou-me a participar pelo facto de parecer acessível, não exigindo um esforço excessivo de amostragem nem um investimento avultado, e também porque o interior do país se encontrava muito pouco coberto por estações. Assim, quando cheguei a casa pus mãos à obra para construir a armadilha e começar as sessões de armadilhagem.

 

A estação de Mogadouro localiza-se no meio urbano de Mogadouro, na varanda da minha casa, tendo em redor um jardim com diversas árvores de fruto, relva e flores, uma horta com vários produtos hortícolas e uma sebe com Louro-cerejo (Prunus laurocerasus), Feijoa (Acca sellowiana) e Hera (Hedera helix). Na área envolvente existem outros jardins e hortas e também alguns terrenos sem ocupação, dominados por várias espécies herbáceas.

 

A armadilha utilizada é do tipo balde com funil, de construção artesanal, com uma lâmpada UV de 20 W. As amostragens iniciaram-se na primeira quinzena de julho de 2023, tendo sido realizadas até ao momento 4 sessões que permitiram identificar 22 espécies, às quais acrescem mais 5 espécies que apareceram dentro de casa em diferentes datas. A identificação destas borboletas é bastante mais difícil do que a das “diurnas”, mas com o apoio dos especialistas do projeto tem sido possível identificar todos os espécimes capturados.

Bandeira.png
bottom of page