Estação LEPI_MIRANDELA - Mirandela
A estação situa-se numa varanda de um apartamento na periferia urbana da cidade de Mirandela, a cerca de 270 metros de distância da Ribeira de Carvalhais. A varanda dá para um largo, com iluminação pública, rodeado de prédios, de uma zona verde e de espaço aberto que permite observar as árvores ribeirinhas que acompanham o leito da Ribeira de Carvalhais.
Eupithecia gratiosata
A estação foi registada em fevereiro de 2021, e conta com 10 sessões de amostragem, tendo-se observado 53 espécies de macros. De todas estas, é de realçar a espécie Eupithecia gratiosata, uma espécie da família Geometridae, que é o único registo existente na base de dados do projeto Rede de Estações de Borboletas Noturnas até à data, a nível nacional. A espécie foi observada durante o mês de Maio. Embora o foco do projeto REBN seja o registo das espécies de borboletas macro, deixar a nota que neste primeiro ano foi também observada, nesta estação, a espécie Clepsis peritana uma borboleta micro, pertencente à família Tortricidae, primeiro registo desta espécie para a região de Trás-os-Montes, segundo os registos de Martin Corley.
A família com mais representação no total das espécies observadas, neste primeiro ano de amostragem, foi a Noctuidae (26 espécies), seguida de Geometridae (20 espécies), Erebidae 86 espécies) e por último Sphingidae (1 espécie).
Responsável: Darinka Gonzalez