top of page
270_3.jpg

Estação de Francelos - Vila Nova de Gaia

Dali de cima da garagem, há casas de um lado e do outro, mas cuidado! Também se veêm as ondas do mar de Francelos, logo após as dunas primárias, e um vasto campo atravessado por uma ribeira. É esta a envolvência da Estação de Francelos, que aderiu à Rede de Estações de Borboletas Noturnas em maio de 2023.

A armadilha noturna consiste numa lâmpada actínica sobre um pano branco no solo, isto é, no teto da garagem!

 

A curiosidade de saber o que poderia aparecer ali era tão grande que a estação acabou por entrar em funcionamento. E a primeira sessão não desapontou! Ao final de três horas, naquela noite de maio apareceram mais de 20 espécies diferentes de borboletas noturnas.

Captura de ecrã 2023-08-12, às 23.00.37.png

Entre as espécies que mais chamaram a atenção até esta data destacam-se as Hyles livornica que voam como colibris e, mais pequena, uma vermelhusca, a Phragmatobia fuliginosa, de tórax marcadamente rubro-vivo para que a passarada predatória se lembre que não é para comer, sabe mal e dá náuseas.

Sem estar aberta ao público, como se entende, com a atrevida salsugem do mar a rondar a atmosfera, abre-se uma enorme expectativa sobre as espécies mais dadas ao litoral que ali venham a picar o ponto durante as sessões programadas. Ainda agora começou. Vamos ver que surpresas darão à asa por estas bandas!

Responsável: José Veludo

bottom of page