270_3.jpg

Estação Braga-Carcavelos - Braga

P1.jpg
P2.jpg

Situada na veiga de Penso, a cerca de 8 km de Braga, a Estação de Braga-Carcavelos localiza-se numa propriedade rural típica da região. Com uma área total de cerca de 15 ha, dos quais 3 ha estão ocupados por vinha, 2,9 ha por uma plantação florestal mista de pinheiro-bravo e eucalipto, com alguma regeneração de carvalho-alvarinho, sobreiro e medronheiro, cerca de 0,5 ha de pomar (laranjeiras e macieiras), 1,2 ha de cultivos anuais (milho) e os restantes hectares distribuídos por horta e jardim. A exploração agrícola situa-se na encosta oeste da veiga, que é maioritariamente utilizada para a produção de milho.

Na propriedade existem várias nascentes que alimentam três tanques e uma charca de construção recente. A exploração agrícola segue as regras da produção integrada, sendo os pesticidas mantidos nos níveis mínimos possíveis.

A Estação está instalada na varanda da habitação principal, consistindo a armadilha num equipamento de tipo Skinner de fabrico próprio, com uma lâmpada actínica (Sylvania Blacklight Compact, fluorescente, de 20 W, equivalente a 100 W de incandescência) e uma barra de LEDs UV (Onforu 24 W UV, Luz LED).

Responsável: Pedro Gomes