270_3.jpg

Estação AllgaBox - Leiria

047_3.jpg
047.jpg

O que une uma Unidade de Produção de Microalgas e as Borboletas Nocturnas?
Simples! Uma estação de borboletas nocturnas! 😊

A Estação AllgaBox localiza-se na Allmicroalgae, em Pataias. A armadilha Skinner , com lâmpada mista de 80 W, instala-se numa zona com vista desafogada e variada. Mensalmente, podemos encontrá-la entre fotobioreactores, pinhal, baldio, jardim e uma zona industrial.

047_Tp.jpg

Thaumetopoea pityocampa 

(Denis & Schiffermüller, 1775)

A influência desta última é evidente, particularmente no que toca à interferência luminosa. Ainda assim, a Estação recebeu, em 2021, a visita de 189 indivíduos de 62 espécies distintas, nas 9 sessões realizadas.

Pelo enquadramento da Estação, nem todas as sessões foram abundantes, mas nada como um bom pequeno-almoço partilhado para motivar a equipa desta Estação. A equipa constitui-se por três biólogos que aqui trabalham, o Gonçalo Espírito Santo, a Joana Fonseca e a Maria Soares.

 

A Estação tem também despertado a curiosidade dos restantes colegas! “Está ali uma borboleta nocturna no corredor, já viste?” é agora um apontamento comum. Esta Estação vai cumprindo assim a importante missão de sensibilização para a importância destas espécies.

Responsável pelo texto: Maria Soares