Estação AEBenfica - Lisboa
A menos que estejamos dispostos a encorajar os nossos jovens a se reconectar e apreciar o mundo natural, não podemos esperar que ajudem a protegê-lo e cuidar dele.
David Suzuki
De há uns anos para cá que os alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica, em Benfica, Lisboa, são levados a observar e a estudar a Biodiversidade na Escola. Conheçam para Preservar, é o nosso lema!
A implementação da Estação AEBenfica surgiu da necessidade de complementar, com as espécies de borboletas noturnas, o inventário da Biodiversidade no espaço escolar.
A escola possui um espaço exterior muito grande, com algumas árvores e matos, horta, jardim micológico, cascata artificial com lagos, e fica muito próxima do Parque Florestal de Monsanto.
A professora Maria Emília Martins tomou conhecimento do Projeto Rede de Estações de Borboletas Nocturnas 2021 no grupo LEPIDOPTERA (Borboletas) em Portugal, do Facebook, e aderiu.
Depois de muita pesquisa e dicas fornecidas por Helder Cardoso, lá se construiu uma armadilha luminosa do tipo Skinner (má escolha, pois deixa fugir algumas borboletas durante a noite), com a ajuda preciosa do professor Luís Ferreira.
No mês de maio, quando permitido pelo abrandar da pandemia, fizeram-se três sessões noturnas de captura para alunos, pais e professores. Estas sessões foram complementadas com uma exposição de cartazes com informações sobre as borboletas noturnas capturadas e observadas na escola.
Duas das borboletas capturadas (Hoplodrina ambigua e Endotricha flammealis) deixaram-nos ovos, o que permitiu a observação do desenvolvimento dos ovos e das larvas (ainda a decorrer). Todas as observações realizadas são adicionadas em https://www.biodiversity4all.org/projects/borboletas-nocturnas-no-aebenfica
A continuar, sem dúvidas, no próximo ano letivo!
Responsável: Maria Emília Fernandes Luís Martins