top of page
270_3.jpg

Estação das Poças - Tomar

A 30POR1LINHA - Associação Sociocultural e Ambiental é uma associação sem fins lucrativos criada em 2015 na região do Médio Tejo.

logotipo.jpg

Desde a data da sua criação desenvolve atividades e projetos que visam o enriquecimento educativo das comunidades ao dar a conhecer o património natural da região, privilegiando, deste modo, atividades ao ar livre e em contacto com a natureza e dando a conhecer as áreas naturais e a sua importância em termos de conservação da biodiversidade.

Em 2021 integrou a Rede de Estações de Borboletas Nocturnas ao criar a Estação das Poças no centro da cidade de Tomar. A estação adotou o nome popular pelo qual a rua era conhecida no passado. Pelos testemunhos recolhidos, a rua era conhecida por este nome pelo pavimento ser irregular e, quando chovia em abundância, formavam-se poças de água.

Esta estação encontra-se implementada no jardim de uma habitação, sendo o habitat composto por árvores (laranjeiras, diospireiro, limoeiro, oliveira), arbustos e flores.

Durante as sessões é utilizada uma armadilha do tipo Skinner com uma lâmpada mista de 160 W. Procuramos realizar pelo menos uma sessão por mês dentro do protocolo. As sessões de amostragem não são abertas ao público.

EP3.jpg

De referir que foram ainda realizadas sessões de amostragem experimentais na Reserva Natural Paul do Boquilobo, Mata Nacional dos Sete Montes e Quinta dos Marmelais – Tomar.

EP2.jpg

Thalpophila vitalba  (Freyer, 1834)

EP1.jpg

Scotopteryx peribolata  (Hübner, 1817)

No futuro gostaríamos de realizar sessões experimentais em novos locais com outros tipos de armadilhas e ainda encontrar um local que nos permita realizar sessões de amostragem abertas ao público, onde poderemos dar a conhecer e desvendar um pouco o fascinante mundo das borboletas noturnas.

https://www.facebook.com/30POR1LINHV?locale=pt_PT

Responsável: João Pires

Bandeira.png
bottom of page